Aulas, no total de 40 horas, serão gratuitas e on-line ministradas por professores surdos
A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e o CTI (Centro de Tecnologia e Inovação) abriram inscrições, gratuitas, para o curso básico de Libras (Língua Brasileira de Sinais). As aulas serão on-line e divididas para três turmas. Quem irá ministrar essas turmas serão quatro professores surdos, que irão dividi-las em três, sendo que uma delas poderá assistir às aulas às segundas, quartas e sextas-feiras; a outra, às terças e quintas-feiras; e, a terceira, aos sábados.
Serão no total 40 horas de cursos, divididas em 30 horas ao vivo, com utilização da plataforma Zoom, e o restante das horas será usado para atividades extras. As organizadoras informam que é necessário o uso da câmera dos dispositivos durante as aulas.
Para obtenção do certificado de participação o aluno precisa ter no mínimo 75% de frequência nas aulas ao vivo. A média estipulada pelos organizadores é 5 ou acima desse número. O CTI informa que já qualificou 22,3 mil pessoas, espalhadas por 136 cidades do Estado de São Paulo.
De acordo com os organizadores, o conteúdo programático a ser abordado nos cursos irá contemplar os seguintes temas: “O que é Libras; identidade surda; Cultura surda; Comunicação: Surdo x ouvinte; Regionalismos na libras; Sistema de notação da Libras; Alfabeto manual; Sinais pessoais; Cumprimentos/saudações; Condições climáticas; Advérbios de tempo e calendário; Singular e plural; Animais; Expressões faciais; Materiais escolares e de escritório; Pronomes pessoais, possessivos, demonstrativos e interrogativos; Números cardinais e quantidades; Dias da semana; Família; Sentimentos; Horas/duração; Ambientes da residência; Localidades; Direção/perspectiva; Meios de transporte; Profissões; Documentos; Verbos; Configurações de mão.
De acordo com indicadores da BDDPD (Base de Dados dos Direitos da Pessoa com Deficiência), aproximadamente 493 mil pessoas com deficiência auditiva são beneficiadas com os cursos de Libras no Estado de São Paulo. A Secretaria informa que as inscrições, abertas mensalmente, são divulgadas tanto no site quanto nas redes sociais e da pasta.
As inscrições para as aulas às segundas, quartas e sextas-feiras têm início previsto para o dia 17 de maio e encerramento em 7 de junho, no horário das 19h às 22h. De terças e quintas, começam em 23 de maio e findam em 27 de junho, no horário também das 19h às 22h. E, por fim, às de sábado têm previsão de início em 20 de maio e término em 1º de julho, no horário das 8h às 12h.




