Publicidade
Publicidade

Impressora 3D de pele humana feita de Lego pode revolucionar essa tecnologia

Bioimpressora Lego

Foto/Imagem: Group Publishing

Pesquisadores relataram que o “brinquedo” ficou em torno de 500 euros, ou R$ 3.000

Pesquisadores da Universidade de Cardiff, no Reino Unido, desenvolveram uma impressora 3D de pele humana feita de peças de Lego. A novidade, que pode revolucionar essa tecnologia, conhecida desde 2021, está disponível para laboratórios do mundo todo. O preço, entretanto, é muito alto.

Em um artigo publicado no site The Conversation, pesquisadores relatam que enquanto o “brinquedo” ficou em torno de 500 euros, ou R$ 3.000, o equipamento é estimado em algumas dezenas, até centenas, de milhares de Libras.

Como o próprio nome sugere, a bioimpressão é uma tecnologia que se baseia na impressão 3D, e que está desenvolvendo diversos produtos diferentes, como, por exemplo, a impressão de órgãos. Ela surgiu devido à falta de amostras de tecido humano que, apesar de doações ou retiradas durante cirurgias, não se mostraram suficientes para investigações biológicas.

Cartuchos de biotinta são utilizados na nova tecnologia. São um tipo de hidrogel pastoso contendo células vivas. São elas que criam esses tecidos e órgãos personalizados para os devidos pacientes. O equipamento é definido no estudo como bioimpressora Lego 3D de bancada para a fabricação de camadas aditivas de uma estrutura 3D que contém scaffold de hidrogel. Scaffold é o nome dado aos materiais que desempenham papel fundamental na promoção da formação de novos tecidos. Estrutura de suporte tridimensional utilizada para suportar o crescimento de células ou tecidos. Já o hidrogel é capaz de absorver água da pele, além de hidratá-la e ajudar na cicatrização e proteção da pele. É ideal para implantes e próteses.

A ideia da construção da bioimpressora é, de acordo com a universidade, que também seja usada para acrescentar células doentes aos modelos produzidos para, assim, poder estudar possíveis comunicação entre essas estruturas na pele humana. Esse procedimento iria possibilitara análise da progressão de enfermidades da pele, e desenvolver o respectivo tratamento.

*Utilizamos imagens de livre exposição e bancos contratados, mas caso alguma imagem ou texto tenha direitos autorais, entre em contato conosco que removeremos imediatamente. Para as publicações patrocinadas: Imagens de produtos, informações sobre serviços e citações são inteiramente de responsabilidade da empresa que patrocina a publicação.

Este site utiliza cookies e tecnologias para personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar em nosso site você aceita nossa  Política de Privacidade.